Voto útil? Segundo turno?
02/09/2014
A faxineira lá de casa e as Eleições de domingo
24/10/2014

É espantoso assistirmos como escândalos de corrupção, todos relacionados ao atual governo e ao seu partido, agora impulsionados pela delação premiada, prosseguem acontecendo ao mesmo tempo em que a candidata Dilma sobe nas pesquisas.

Curioso também é o candidato do PSDB, Aécio Neves, também aparecer melhor nas pesquisas, ainda que todos saibamos o quanto será mais fácil para Dilma vencê-lo no segundo turno. Na sua grande maioria, os eleitores de Aécio, pertencem às classes sociais A e B. Exatamente aquelas que são supostamente formadoras de opinião por serem mais esclarecidas.

A conclusão de tudo isso é que aumentam as chances de Dilma exatamente na medida do quanto esta classe mais informada prossegue, de forma míope, apostando em Aécio e no seu, já quase ultrapassado PSDB. A tese que suporta esta forma de pensar é a de que “precisamos fazê-lo chegar ao segundo turno e se isto não se concretizar aí sim, votaremos em Marina pois, ela (Marina) passaria a representar um mal menor…”.

Esta visão é tão desprovida de ousadia quanto carregada de racionalidade burra, características típicas de nossa classe média. Me faz também lembrar o que dizia Roberto Campos, frasista e pensador da melhor qualidade, sobre o meio sucesso, tão típico desta classe: “O sucesso leva as pessoas a aguçarem sua auto confiança, a ousarem cada vez mais e com isso obterem mais sucesso. O fracasso tem a vantagem de provocar mudanças. O pior dos mundos é o meio sucesso. Este somente nos leva à mesmice, ao lugar comum, a não ousadia, ao pensar dentro da caixa”

Enquanto isso, dona Dilma e seu PT agradecem e vão em frente rumo a um segundo turno com muito mais chances de vitória e com o total apoio dos eleitores mais bem informados que votam em Aécio.

crm
crm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *